Talentos do Semiárido

Rede Gavião articulando cooperativas (Bahia)

Sede da Rede Gavião

A Rede Gavião foi criada em 2006, com atuação junto a associações e cooperativas da agricultura familiar. Sua estratégia é de contribuir no fortalecimento desses grupos produtivos, articulando a comercialização da produção da agricultura familiar nos territórios de Vitória da Conquista e Sertão Produtivo, do estado da Bahia.

Ela é originária do projeto Pró-Gavião, executado pelo governo da Bahia entre 1997 e 2006, com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, FIDA. A proposta era criar uma central de negócios que integrasse a cadeia produtiva do leite, da cana, do mel e da mandioca, vindo soma-se a essa cadeia, em 2014, o café. Hoje, a rede gavião é formada pelas cooperativas Coodeleite, Coodecana, Coopemel, Cooperman, Cooperbac e Cooproaf.

Mulheres da Rede Gavião

A Rede Gavião tem se consolidado como uma Organização Não Governamental (ONG) captadora de recursos e de execução de projetos no território. Seu foco, entretanto, é os empreendimentos da agricultura familiar. Tem se mostrado, também, como uma rede com capacidade de resolver gargalos no âmbito da comercialização institucional como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atua ainda, facilitando o acesso a crédito e no fortalecimento do capital de giro das cooperativas associadas.

Na atualidade a Rede Gavião tem funcionado como uma “agência” de fomento para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. Promove formação e assistência técnica numa visão de diversificar o sistema produtivo familiar. A assistência técnica é voltada para fortalecer as associações. Fica na responsabilidade das cooperativas realizar a comercialização da produção.

No âmbito da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a Rede Gavião executou o projeto Balde Cheio, que em 2009 foi finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O projeto foi implantado no município de Licínio de Almeida, Bahia, em 2002, numa parceria com a Prefeitura Municipal e o Banco do Brasil (BB). A implantação e o acompanhamento das unidades demonstrativas foram feitos pelos técnicos da Rede Gavião. Um dos resultados dessa ação foi o aumento da produção de leite de um dos agricultores cooperados que dobrou sua produção de leite se aumentar o número de animais.

Rede Gavião

O projeto foi interessante do ponto de vista de melhorar a produção da cadeia produtiva do leite. Entretanto, o avanço na comercialização foi muito tímido, inclusive no mercado institucional. A Coodeleite teve dificuldades de absolver toda a produção dos seus associados.

O êxito do trabalho da Rede Gavião está na articulação e organização das cooperativas, contribuindo para o seu fortalecimento. Outro elemento importante a considerar é que a Rede possibilitou a dinamização da economia local, valorizando a agricultura familiar. As parcerias feitas com o poder local e outros atores sociais favoreceu esse sucesso.

A Rede também ganhou credibilidade junto aos Colegiados Territoriais e Prefeituras da região. Hoje, tem o respeito das cooperativas e associações com as quais trabalha, pois sua ação valoriza os talentos locais, e inclui jovens e mulheres nas dinâmicas e ações da organização.

Algumas dificuldades ainda precisam ser superadas como conectar o trabalho da Rede, as cooperativas e os programas que executa. Outra dificuldade é que ainda existe uma dependência das cooperativas que a compõem. Há, ainda, a necessidade de recursos para manutenção da estrutura da Rede.

O gargalo da comercialização ainda é um grande desafio a ser enfrentado. É necessário desenvolver estratégias de superação pra escoar a produção. Outra necessidade é de organizar o capital de giro de forma que dê conta de manter a estrutura e o trabalho quando o mercado não favorece a comercialização.

Contato:

Rede Gavião     
redegaviao@gmail.com
(77)34632583
http://rededecooperativasdovaledoriogavio.blogspot.com.br/

Conteúdo relacionado: Boas Práticas . Cooperativismo

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing