Talentos do Semiárido

O Projeto

“Pois é no Semiárido que a vida pulsa. É no Semiárido que o povo resiste… e inova!”

Os talentos e boas práticas apresentados neste portal são fruto de um processo de gestão do conhecimento promovido pela Procasur, no âmbito do Programa Semear (FIDA/IICA/AECID) e com projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Este trabalho, realizado no Semiárido do Nordeste, também envolve outras organizações e instituições de desenvolvimento rural da região.

O objetivo é promover ações de gestão do conhecimento, voltadas às necessidades e demandas dos Projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. As inciativas realizadas pretendem articular e fortalecer o diálogo e o intercâmbio entre os projetos mais “antigos” e os novos, além de se serem um apoio a outras organizações e instituições estratégicas que têm atuação nos territórios do Semiárido.

O ponto de partida desse processo é o conhecimento que molda experiências bem-sucedidas, favorecendo a adaptação, o aprimoramento e a disseminação do saber-fazer. Juntas, essas experiências se tornaram uma referência no enfrentamento aos inúmeros desafios da região. A abordagem pedagógica das ações desenvolvidas adota uma proposta de construção participativa de conhecimentos e promove o diálogo com os atores-chaves do desenvolvimento para o Semiárido.

Para fomentar e facilitar efetivamente a gestão do conhecimento, foi implementado um conjunto de ações e atividades de coleta, registro e disseminação de saberes e conhecimentos úteis. Tais ações têm como finalidade melhorar a qualidade de vida das populações rurais do Semiárido brasileiro, através de processos de aprendizagem, aumento da escala das inovações locais e incentivo das boas práticas de desenvolvimento no campo.

Esse trabalho foi realizado a partir do universo de saberes e experiências dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Durante o processo, foi possível identificar e sistematizar conhecimentos empíricos e experiências concretas implementadas e desenvolvidas por agricultores e agricultoras, artesãos e artesãs, capazes de inspirar outras iniciativas.


Agradecimentos

Agradecemos a todas as famílias de agricultores e artesãos do Semiárido bem como as organizações e instituições de desenvolvimento rural que contribuíram ao longo do processo.

Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram para a realização do Inventário, pois foi o resultado de um esforço coletivo. Agradecemos especialmente todos os agricultores e agricultoras, os artesãos e artesãs do Semiárido: os protagonistas desse trabalho.


Expediente

Realização: Procasur
www.procasur.org

Contato: Lia Poggio
Coordenação Local, Brasil
lpoggio@procasur.org

Textos: Lia Poggio, Cíntia Bertolino, Daniel Ferreira, Verônica Ferraz, Laudenice Oliveira.

Fotos: Cláudio Gomes, Ismael Silva, Anderson Mesquita, Marconni Lima, Sandra Alves, Thaynara Negreiros, DoDesign-s.

Design, ilustrações e programação do site: DoDesign-s


Procasur

A Corporación Procasur é uma organização especializada no desenvolvimento e disseminação de ferramentas, metodologias e processos de gestão efetiva do conhecimento.

Atua desde o 1996 e facilitou oportunidades de aprendizagem em mais de 35 países da América Latina, África e Ásia, fomentando processos de cooperação sul-sul, tendo os talentos locais como eixos fundamentais para a geração e a disseminação do conhecimento.

Semear

O Semear é um programa de gestão do conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população rural e para o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.


 

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing