Talentos do Semiárido

O que são Boas Práticas?

Este portal reúne algumas Boas Práticas (BP) relevantes e identificadas pela Procasur, no âmbito dos Projetos apoiados pelo FIDA e de outras organizações parceiras, em diversos territórios do Semiárido brasileiro, envolvendo experiências exitosas dos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As Boas Práticas foram identificas através dos processos e ações de gestão de conhecimento, implementados pela Procasur no âmbito da parceria com Programa Semear. Tratam-se de Boas Práticas já existentes nos territórios de atuação dos projetos apoiados pelo FIDA.

As Boas Práticas estão disponíveis nos territórios e que requerem reconhecimento e valorização em função de uma demanda real/efetiva de conhecimento. Não há uma definição, ou conceito, determinados de BP, pois é uma expressão com significação flexível em função das realidades, contextos e competências/capacidades específicos de cada território.

Nesse sentido, compreendemos e temos o entendimento que Boas Práticas são experiências e iniciativas exitosas em qualquer área que está atrelada a resolução, inovação ou que seja referência para um determinado grupo, comunidade ou território, e que podem ser disseminadas e replicadas para outros conjuntos de atores. Geram impactos positivos na melhoria das condições de vida das pessoas. É uma experiência exemplar, que apresenta boas iniciativas, inovações e lições ou aprendizagens que podem ser disseminadas e replicadas em outros contextos que compartilham condições ou necessidades similares.

Para uma melhor organização, as Boas Práticas foram reunidas e categorizadas a partir dos eixos temáticos: Cooperativismo; Educação Contextualizada; Juventude Rural; Uso da água; Manejo sustentável da Caatinga; Atividades produtivas; e Artesanato e atividades culturais.

A ideia de ter essas Boas Práticas registradas e organizadas, aqui no Portal, é para que elas possam ser disseminadas e replicadas em outros contextos, territórios e estados; que sirvam de referências para outros agentes, com o intuito de aprofundar a valorização e multiplicação do saber local e a disseminação de inovações e boas práticas.

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing