Talentos do Semiárido

O que é um Talento Local?

Na voz dos protagonistas das histórias aqui apresentadas, o Talento Local é alguém com habilidade no trato com as pessoas; é alguém que possui conhecimento, seja ele prático ou teórico, e está, acima de tudo, profundamente comprometido com o desenvolvimento de sua comunidade e/o território. É alguém que compartilha conhecimento e “motiva a transformação de vidas e realidades, que vê na dificuldade uma oportunidade”.

O Semiárido do Nordeste está repleto de talentos dedicados a transformar a realidade de comunidades rurais, comunidades quilombolas, assentamentos e demais localidades onde vivem. São pessoas que buscam no trabalho e em cooperação, um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável e benéfico a todos.

São pessoas que possuem conhecimentos relevantes, validados na prática, que se sobressaem em sua organização, território, grupo ou comunidade por suas ações, conhecimentos, novas ideias e suas qualidades inovadoras. Os talentos normalmente lideram iniciativas de desenvolvimento que exercem um impacto positivo em suas comunidades e territórios. Suas capacidades os convertem em atores chave das experiências e dos processos de aprendizagem e disseminação das inovações locais, sendo assim potenciais provedores de serviços de treinamento e formação nos contextos rurais.

A construção do conceito e significado sobre o que é ser Talento Local foi feita coletivamente, envolvendo os atores protagonistas. Da mesma forma, foi feito a muitas mãos o exercício de pensar os papéis e implicações/contribuições dos Talentos Locais nesse novo paradigma que se apresenta e se firma para a sociedade brasileira: a convivência com o Semiárido.

Os Talentos Locais, apresentados em destaque nesta plataforma, foram identificados no decorrer de diversas ações e processos de gestão do conhecimento em vários territórios dos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Esta iniciativa é resultado do trabalho realizado pela Procasur em parceria com o Programa Semear nos territórios de abrangência dos projetos apoiados pelo FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, no Semiárido nordestino.

O objetivo da plataforma é conferir maior visibilidade aos Talentos, além de disseminar conhecimento e possibilitar o compartilhamento de saberes e boas práticas entre produtores, agricultores, artesãos e demais interessados. São eles, afinal, os grandes agentes transformadores do Semiárido.

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing