Talentos do Semiárido

Cooproaf (Bahia)

Cooperativismo fortalecendo a agricultura familiar e o empoderamento da mulher

Produtos Cooproaf (Bahia)

A Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf) foi fundada em 2010 por um grupo formado basicamente de mulheres. Mas sua história de organização vem de muito antes. Os primeiros passos foram dados em 2005, com a realização de uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Agricultura do município de Manoel Vitorino, Bahia. Na ocasião, a pesquisa revelou que a região do Sudoeste da Bahia concentrava a maior produção do umbu, mas também revelou os baixos preços pagos por esse produto.

A Cooproaf, hoje, é uma rede de agroindústrias da agricultura familiar com grandes unidades de processamento de frutas. Ela se articula com outras micro unidades implantadas nas comunidades. Para chegar a esse fortalecimento, diversos atores contribuíram, desde antes da sua fundação.

Comunidade ligada à Cooproaf (Bahia)

Já em 2007, o grupo recebeu o apoio do Conselho do Território de Médio Rio das Contas. Recebeu recursos, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para a construção de uma pequena agroindústria. E, em 2009, o SENAR promoveu curso sobre gestão de cooperativismo para agricultores e agricultoras familiares.

Família integrante da Cooproaf (Bahia)

Por intermédio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), após a fundação da Cooproaf, o grupo recebeu o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)/Proejto Gente de Valor (PGV), gerando grandes mudanças na vida das famílias. Com o apoio da CAR, em 2014, foram inauguradas três unidades de processamento de frutas da cooperativa. Essa iniciativa consolidou a rede de agroindústrias e mini unidades de beneficiamento de frutas nos municípios de Mirantes e Manoel Vitorino.

Beneficiamento do Umbu na Cooproaf (Bahia)

Outro grande passo para o crescimento da Cooproaf, foi a participação de um edital do Governo da Bahia, do Programa Vida Melhor. A cooperativa foi contemplada com uma agroindústria polivalente no município de Jitaúna, destinada a produção de polpa de frutas, geleias, doces e frutas desidratadas. Recebeu ainda cinco agroindústrias simplificadas e um caminhão baú refrigerado para transporte da produção.

A produção da cooperativa é escoada para a Cesta do Povo e o mercado local. Outro mercado é o institucional, vendendo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal. O desejo agora é chegar ao mercado nacional e, quem sabe, exportar.

Doce de Umbu para Merenda Escolar - Cooproaf (Bahia)

O crescimento da Cooproaf, de certa forma, foi rápido. Mas isso representa muitos desafios também. Ela se confronta com a missão de conduzir a organização e o fortalecimento da agricultura familiar da região. Investindo na gestão de cooperativismo e na economia solidária como base do sistema de comercialização das unidades cooperativadas, tendo na gestão, significativamente, a atuação das produtoras.

Todo o trabalho da Cooproaf visa também a sustentabilidade ambiental.

Fábrica da Cooproaf (Bahia)

A experiência mostra que o cooperativismo tem contribuído para a emancipação das famílias e, principalmente, fortalecendo o empoderamento das mulheres, resgatando a autoestima, permitindo participação e decisões em espaços políticos e promovendo a geração de renda.

Contato:

COPROAF 
coproaf@yahoo.com.br
(73)35492693
www.imbuira.com.br/3-territorios-unidos/cooproaf

Conteúdo relacionado: Boas Práticas . Cooperativismo

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing