Talentos do Semiárido

José Cláudio de Carvalho Sobrinho, estudante

Apodi, Comunidade Nova Descoberta, Rio Grande do Norte

José Claudio - CooafapiA participação da juventude rural na vida da comunidade é fundamental para dar continuidade e trazer inovações ao trabalho de muitas cooperativas. O estudante José Cláudio de Carvalho Sobrinho trabalha no desenvolvimento e apoio à agricultura familiar na COOAFAP – Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi. Há cinco anos, ele é coordenador da PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ele é responsável pela tabela de computador, simples, mas eficaz, que controla entradas e saídas de renda, além de animais e produtos na cooperativa.

Boas Práticas. Graças à sua trajetória, ele já participou de intercâmbio de ideias em Uauá, na Bahia, para falar sobre sua experiência com a agricultura familiar e com o PNAE. Além da troca de conhecimento, para Cláudio, uma das grandes conquistas foi começar a comercializar os produtos da cooperativa em outros munícipios do estado. “Já foi um desafio botar nossos produtos em nosso município, então imagine em outras cidades”, diz. Os desafios vencidos acabam por inspirar grandes sonhos: “Espero que no futuro possamos crescer ainda mais e desenvolver a cooperativa para alcançar mais mercados e que os produtos da agricultura familiar sejam vistos nacionalmente como artigos de boa qualidade”, diz.

Novas conquistas, novos mercados

Filho de agricultores, o estudante José Cláudio de Carvalho Sobrinho começou a trabalhar na COOAFAP, há quase seis anos, logo após terminar o ensino médio. Como utilizava com desenvoltura o computador, ele passou a trabalhar na comercialização da cooperativa e hoje é um dos responsáveis pelos mercados institucionais, como o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que fornece produtos para merenda escolar.

Antes do surgimento da COOAFAP, na região de Apodi, no sertão do Rio Grande do Norte, os agricultores viviam um dilema comum em diversas partes do país: eles tinham o produto, mas não tinham onde ou para quem vender, lembra José Cláudio, o Cacá. Esse cenário começou a mudar quando os agricultores e agricultoras se reuniram para buscar alternativas. Desse esforço conjunto nasceu a COOAFAP, em 2001. Na época, a cooperativa foi fundada por 20 sócios/as, mas hoje conta com 412 cooperados/as, todos agricultores familiares provenientes de 30 comunidades, além de agricultores/as de 16 assentamentos rurais instalados no munícipio de Apodi.

Sócia da UNICAFES – União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a cooperativa começou pequena, mas hoje abrange todo o Território Sertão do Apodi. Além de melhorar o acesso dos agricultores aos mercados institucionais como o PNAE e o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, recentemente, a cooperativa também deu um passo importante para habilitar seus produtos para novos mercados. A conquista do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que, muitas vezes, é sinônimo de entrave para os pequenos produtores, facilita a inserção de produtos em mercados além das fronteiras do estado.

Cadeia produtiva

A cooperativa trabalha com mel de abelha, carne caprina e bovina, polpa de fruta, arroz vermelho, hortaliças orgânicas, frutas frescas e artesanato. O mel e a cera de abelha são beneficiados. O mel é disposto em sachês e o maquinário necessário para a função é operado por mulheres cooperadas. A sustentabilidade e a preservação do território são pontos importantes para a cooperativa que incentiva a agroecologia.

Além do trabalho na COOAFAP, Cacá estuda e se prepara para novas tecnologias. No curso técnico em biocombustível ele aprende mais sobre energias renováveis, energia eólica e fontes limpas de energia.

O envolvimento com a cooperativa, com a agricultura familiar e a economia solidária também fizeram dele um palestrante preocupado em engajar a juventude rural. Até da timidez, ele esqueceu. “Quando comecei o trabalho era muito tímido, não gostava de falar em público nem nada. Agora faço palestra, fiz intercâmbio com outras cooperativas como a COOPERCUC em Uauá e já fui três vezes para Brasília”, conta.

O acesso a novos mercados precisa melhorar, mas, Cacá, acredita que o trabalho da cooperativa tem sido bem-sucedido graças à qualidade dos produtos oferecidos. “A qualidade do nosso produto abriu o mercado. Fornecemos para a prefeitura de Apodi e para outros munícipios do estado. Nossos produtos têm boa aceitação.” Para ele, o que falta melhorar são as políticas públicas: “Uma das maiores dificuldades da agricultura familiar é a falta de investimento e a grande burocracia que faz com que os poucos recursos cheguem ainda mais escassos a quem precisa”, diz.

Contato:

José Claudio Carvalho Sobrinho
cooafap@yahoo.com.br
(84) 3333-2349

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Juventude Rural . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing