Talentos do Semiárido

Cooafap (Rio Grande do Norte)

Protagonismo das famílias agricultoras na produção e comercialização de produtos pela Cooafap

Mel da Cooafap (Rio Grande do Norte)

A Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi (COOAFAP) foi fundada em janeiro de 2001, a partir do interesse de agricultores/as familiares do município de Apodi/RN em avançar nos processos de comercialização. Atualmente, conta com 416 cooperados/as e a sua área de atuação abrange todos os municípios do Território do Sertão do Apodi/RN.

A COOAFAP se especializou na diversificação de produtos desde mel, castanha, queijo, ovos, carnes bovina e de bode, doces, arroz vermelho, entre outros. Os/as cooperados/as acreditam que a diversidade de produtos da agricultura familiar gera maior estabilidade nas finanças dos agricultores, pois as secas prolongadas podem comprometer muito mais quando há uma quantidade reduzida de produtos.

O incremento de renda por meio do cooperativismo é colocado pelos/as cooperados/as como diferencial na comercialização de seus produtos. As cooperativas atuam no mercado representando os/as agricultores/as, deixando de lado a presença de atravessadores, e conseguem atingir com suas marcas as diferentes possibilidades de mercado. Ainda, podem constituir estoques de produtos para comercialização ao longo do ano.

A comercialização dos produtos da agricultura familiar através da COOAFAP vem incentivando a participação dos filhos dos cooperados na gestão das cooperativas, proporcionando uma maior interação entre os filhos e cooperados em relação aos seus negócios. Há também as contribuições de voluntários na gestão da cooperativa.

A política de preços adotada pelas cooperativas é outra motivação fundamental para permanência e entrada de novos cooperados. Na COOAFAP, o/a cooperado/a recebe 90% do valor que é vendido pela cooperativa ao consumidor final. A margem que fica nas cooperativas é para pagar o trabalho de gestão e para a constituição do capital de giro, que possibilita o pagamento dos fornecedores no ato da entrega dos produtos.

A continuidade de existência do capital de giro nas cooperativas depende das operações de vendas dos seus produtos. Além disso, na região semiárida há secas prolongadas que normalmente levam a redução da produção de mel, castanha, queijo, entre outros. Ainda falta maior incentivo de financiamento público para a constituição de capital de giro das cooperativas na região semiárida.

A COOAFAP utiliza a agroecologia como matriz orientadora da sua intervenção. A agroecologia adota práticas agrícolas que conservam o solo e a água, mantém e eleva a presença de matéria orgânica no solo, preserva a fauna e as nascentes, mantém relações justas e solidárias de trabalho e não utiliza qualquer tipo de agrotóxico.

No clima do semiárido é difícil a manutenção da matéria orgânica do solo, devido principalmente às elevadas taxas de evapotranspiração e temperatura. O acúmulo de matéria orgânica está diretamente associada à capacidade de resiliência dos sistemas produtivos. Por isso, é fundamental que as práticas agrícolas possam manter a cobertura do solo, que protege o solo da erosão, influencia uma menor oscilação na temperatura, aumenta a capacidade de retenção de água e estimula a atividade da vida microbiana no solo.

Cooafap (Rio Grande do Norte)

Com a preservação da caatinga e a não utilização de agrotóxicos no sistema de produção agrícola, são dois fatores que impactam muito na produção de mel. Os apiários estão localizados em áreas de caatinga com a presença de plantas herbáceas e arbustivas.

Contato:

COAFAP    
(84)999528534 / (84) 3333-2349
http://cooperativacooafap.blogspot.com.br

Conteúdo relacionado: Boas Práticas . Cooperativismo

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing