Talentos do Semiárido

Irapuan Ângelo Gurgel Gomes, agricultor

Apodi, Comunidade Moacir Lucena, Rio Grande do Norte

Irapuan Angelo - CooafapO acesso a novos mercados, além da parceria com outros agricultores em busca de melhores preços para o mel, derivados de caprinos e outros produtos, foi o que motivou Irapuan Ângelo Gurgel Gomes a fundar e se associar à COOAFAP – Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi, em 2001. A iniciativa se mostrou mais do que acertada: desde a fundação da COOAFAP os associados passaram a ter acesso a novos mercados. Com essa nova perspectiva, surgiu a ideia de beneficiar parte da produção e assim agregar mais valor aos produtos.

Boas práticas. O cooperativismo e o beneficiamento de produtos contribuíram para um impacto marcante na vida das famílias associadas. Além do crescimento da renda familiar, o cooperado adota a agroecologia em sua unidade de produção e é multiplicador do manejo sustentável na caatinga, prática em respeito à convivência com o semiárido. No início, um dos principais desafios foi legalizar as unidades de beneficiamento de acordo com as exigências da legislação sanitária. Vencido esse obstáculo, Irapuan tem um objetivo notável: “Compartilhar o conhecimento adquirido com outras famílias e instituições”.

A luta pela terra e pelo preço justo

Um dos fundadores da COOFAP, o agricultor Irapuan Ângelo Gurgel desempenha várias funções na cooperativa: é um dos responsáveis pela área de comercialização, além de desenvolver trabalho importante no manejo sustentável da Caatinga.

Entre suas muitas atividades administrativas, comerciais e políticas, destaca-se também um trabalho de formação sobre o cooperativismo para os novos sócios, cujo objetivo é incentivar a participação ativa dos associados na vida da cooperativa. No dia a dia, sua inestimável experiência prática se une à teoria para aprimorar vários aspectos do trabalho na cooperativa: assessoria de gestão, projetos e mercados institucionais, características fundamentais para analisar custos, formar preço e elaborar projetos.

Luta pela terra

Natural de Apodi, no sertão do Rio Grande do Norte, Irapuan é assentado de reforma agrária, com experiência na mobilização e luta pela terra. Com a posse da terra, as famílias começaram a produzir mais. Logo surgiu uma questão urgente: era fundamental organizar agricultores para obter um preço justo pelos produtos cultivados pelas famílias da região. Assim, em 2001, surgiu a COOAFAP. “A cooperativa foi criada na necessidade de organizar e comercializar a produção da agricultura familiar. Até então os atravessadores ficavam com todo o lucro. Hoje a gente comercializa a produção de uma forma que o lucro vai para o agricultor que produziu”, diz.

No início eram apenas 36 sócios, representantes de 36 comunidades diferentes. Hoje são cerca de 384 sócios de quatro regiões do Rio Grande do Norte.

Atualmente a COOAFAP produz e comercializa hortaliças orgânicas, arroz da terra, mel e cera de abelha, polpa de frutas além de carne e leite de caprinos e artesanato. A agricultura orgânica e o beneficiamento de produtos agregam mais valor para quem vende e beneficia quem compra. No final da cadeia, o consumidor tem acesso à rastreabilidade, pois ao consumir produtos da cooperativa, provenientes da agricultura familiar, é possível saber de onde ele vem e como foi cultivado ou beneficiado.

Os produtos da cooperativa atendem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Para Irapuan é uma alegria saber que as crianças estão consumindo nas escolas os alimentos oriundos da agricultura familiar.

A sustentabilidade e o respeito à natureza são preocupações constantes da comunidade: no cultivo, os cooperados buscam maneiras de melhorar a qualidade do solo sem prejuízo para a saúde dos agricultores e da terra. Antes do plantio, feito com a ajuda de tração animal, ao invés do uso de máquinas, o solo é preparado com composto orgânico.

Uma das grandes bandeiras de Irapuan, e da cooperativa, é a preservação da mata nativa na Caatinga. Preservar a mata nativa significa cuidar também da fauna, dos animais silvestres, fundamentais para manter o equilíbrio ambiental, além de ser uma alternativa extrativista para auxiliar a renda familiar.

Contato:

Irapuan Angelo Gurgel Gomes   
(84)997013078

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing