Talentos do Semiárido

Benedita Varjão Souza, agricultora e diretora financeira da Coopercuc

Curaçá, Bahia

Benedita Barbosa - CoopercucBenedita Varjão Souza é o que se pode chamar de “multitarefa”. Além de ser diretora financeira e coordenadora do setor de educação e comunicação da COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá, ela é agricultora, cria caprinos, aves e prepara doces e geleias que são vendidas pela cooperativa. Bendita nasceu em Curaçá e participa da cooperativa desde sua criação, em 2004. Hoje, a COOPERCUC é referência no beneficiamento de frutas nativas da Caatinga, como o umbu. “O beneficiamento foi um meio que a gente encontrou de agregar valor às frutas da região como umbu”

Boas práticas. Seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade começou cedo. Em 1997 ela ajudou na formação da Associação de Agricultura familiar e foi catequista de jovens na paróquia de Curaçá. Desde 1999, ela participa de grupos para discutir a convivência com o Semiárido. Na cooperativa ela também acompanha e orienta mulheres na produção e gestão do grupo, além de cursos de formação sobre associativismo e cooperativismo. Desde de 2013 ela também ajuda a formar os estagiários que passam pela cooperativa.

Cooperativismo como ferramenta do empoderamento feminino

Benedita Varjão Souza cansou de ouvir que a vida na Caatinga era inviável. Que a estiagem prolongada do Semiárido seria um problema difícil de superar. A convivência com o Semiárido, de fato, oferece desafios, mas desafio é algo comum na trajetória de agricultores no mundo todo, em qualquer região e clima, não importa o país. “A gente sempre ouvia que a Caatinga não era viável, mas eu sou do nordeste e vivo aqui no Semiárido e dá para viver bem sem precisar ir para cidade grande”.

Convencida de que a convivência com o Semiárido não só era possível, como também oferecia grandes oportunidades, Benedita começou a se interessar pelo desenvolvimento da comunidade. Em 1997, ela participou da formação da Associação da Agricultura Familiar, a Associação de Mulheres e foi catequista de jovens. Poucos anos depois, fez parte do grupo Unidos do Sertão que reunia cerca de 140 famílias de Canudos, Curaçá e Uauá, para beneficiar frutas nativas. Dessa iniciativa nasceu a COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Curaçá e Uauá, com apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA.

A cooperativa teve um grande impacto na comunidade local. Além da produção agroecológica e orgânica, também começou a trabalhar com seus cooperados a importância de se preservar os umbuzeiros e a vegetação nativa da Caatinga. A cooperativa beneficia frutas, transformadas em geleias, sucos e doces, e também resgatou o plantio de mandioca. Muito de seus cooperados criam caprinos.

Em oficinas organizadas pela cooperativa, as merendeiras aprendem boas práticas e o uso de ingredientes locais para inserção na merenda escolar. Ao engajar os jovens em cursos e estágios, a cooperativa também busca inovações para seus produtos e olha para o futuro afim de garantir sua permanência e evitar o êxodo rural.

Hoje a COOPERCUC é referência no beneficiamento de frutas nativas e tem papel central no empoderamento das mulheres da região. Cerca de 80% de seus 242 cooperados, são mulheres envolvidas no beneficiamento, armazenamento e comercialização dos produtos.

A cooperativa nasceu da iniciativa e empreendedorismo de um grupo de mulheres. “Sempre digo que hoje a gente tem a maior riqueza que é a liberdade. A liberdade de expressão porque muitas mulheres não tinham o hábito de participar de reuniões e a liberdade financeira, capaz de dar autonomia a todas nós”, diz.

Antes, porém, foi preciso vencer uma série de ideias pré-concebidas, como as que diziam que a agricultura só era possível às margens do rio São Francisco, com agrotóxico. Sediada em Uauá, no sertão baiano, a COOPERCUC prova exatamente o contrário: é possível cultivar com pouca água e sem veneno. Atualmente, a cooperativa participa de 25 a 30 feiras no Brasil e no exterior, para mostrar seus produtos com as frutas nativas da Caatinga e contar sua história.

Contato:

Benedita Varjão Barbosa  
benedita@coopercuc.com.br
(74)999800771

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing