Talentos do Semiárido

Sistema Bioágua Familiar (Rio Grande do Norte)

Bioágua permite reuso da água de pias e banho ampliando produção de alimentos no Semiárido

Sistema Bioágua Familiar (Rio Grande do Norte)

O Sistema Bioágua Familiar (SBF) é uma tecnologia que torna a água da lavagem de roupa e louça e do banho pronta para uso na irrigação de fruteiras e hortaliças. A água já servida, como costuma ser chamada pelas famílias agricultoras do Semiárido, é conhecida como água cinza pela sua aparência turva devido à presença de resíduos de alimentos e produtos de limpeza. Estima-se que a água cinza corresponda de 50% a 80% do volume que seria desprezado para o esgoto residencial nos espaços urbanos.

Devido à diminuição das reservas de água doce no mundo, a reutilização da água cinza – tanto para uso doméstico como para sistema de irrigação – é uma ação de cuidado com o meio ambiente. Nas regiões áridas ou semiáridas, o reaproveitamento da água cinza é uma prática bastante comum. No Semiárido brasileiro não é diferente. No território do Apodi, no estado do Rio Grande do Norte, estão sendo implementados 200 Sistemas de Bioágua Familiar. Um deles no assentamento Nova Morada, no município do Caraúbas.

O SBF foi desenvolvido para retirar toda a gordura da água e não produzir novos resíduos. Tudo o que resulta do processo de filtragem da água – a gordura e a serragem do filtro – são incorporadas na compostagem para servir de adubo nos canteiros.

Na sua estrutura, há um filtro biológico, composto por várias camadas de diferentes materiais filtrantes. Na parte superior deste filtro, estão as minhocas e o húmus produzido por elas a partir da ingestão do material orgânico presente na água cinza. Esse húmus é direcionado para enriquecimento do solo nas áreas de plantio. Dessa forma, o SBF tanto torna a água reutilizável para a irrigação do quintal das famílias quanto produz biofertilizantes para tornar a terra mais forte.

O Sistema Bioágua é abastecido com a água cinza que chega por gravidade e cai no filtro de forma distribuída como em um chuveiro. Mais informações sobre como funciona no portal: www.bioaguafamiliar.org.br

No assentamento Morada Nova, a área das fruteiras e das hortaliças é irrigada por gotejamento, com duas linhas para fruteiras e uma linha para hortaliças. Também há dois canteiros que recebem três linhas cada. Nesse espaço irrigado com a água filtrada no SBF se cultivam, aproximadamente, 31 espécies de plantas. Essa diversidade é importantíssima para a estabilidade do sistema e equilíbrio das pragas. A implantação da tecnologia reforça as condições de segurança alimentar, nutricional e hídrica das famílias agricultoras, promovendo melhorias na renda e na saúde, e se consolida, acima de tudo, como uma estratégia da população viver na região.

No projeto de disseminação desta tecnologia no estado do Rio Grande do Norte, uma estratégia importante para o bom funcionamento e integração dos SBFs nos sistemas produtivos das famílias é envolver os agricultores e agricultoras, e principalmente a juventude local, em formações práticas. A capacitação é um elemento tão importante na utilização desse sistema que o espaço dedicado à construção do conhecimento é chamado de Bioágua Escola.

Sistema Bioágua Familiar (Rio Grande do Norte)

A formação acompanha os ciclos de reuso da água e dos cultivos faz com que os participantes entendam os mecanismos de funcionamento dos subsistemas do SBF, tanto de forma isolada quanto de forma integrada. O processo de aprendizagem é permeado por momentos de reflexão sobre o funcionamento do Bioágua e sobre os benefícios que esta tecnologia pode trazer para a produção de alimentos, além de outros assuntos.

O Sistema Bioágua Familiar está sendo implantado em propriedades rurais de 200 famílias agricultoras no Território do Sertão do Apodi, onde foi desenvolvida a tecnologia. O projeto prevê também a formação de mil agricultores/as para a implantação, manejo e manutenção do SBF, além da capacitação em educação ambiental de 120 alunos de escolas rurais ligadas a estas comunidades.

A execução deste projeto resulta de uma estratégia integrada de desenvolvimento rural sustentável envolvendo como patrocinadora a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e como proponente da ação a organização ATOS. São parceiros, o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC)/Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)/ GEF; a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e as escolas públicas e associações comunitárias das comunidades/assentamentos da área de atuação do projeto.

Contato:

BIOAGUA
fabiosantiago@dom.gov.br
(81)996011716
Baixe publicação em PDF sobre o Sistema Bioágua Familiar

Conteúdo relacionado: Boas Práticas . Uso da água

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing