Talentos do Semiárido

Rosa Mércia Torres de Queiroz, agricultora e professora

Apodi, Sítio Retiro, Rio Grande do Norte

Rosa Mercia Queiroz - CoopapiSócia e secretária da COOPAPI – Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável, Mércia é agricultora e especialista em gestão de cooperativas. Ela começou a se interessar pelo assunto em 2004, quando notou que poderia contribuir com sua comunidade participando de políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Desde então, tem participado de muitas atividades e projetos como a 9ª Etapa do Brasil Alfabetizado, além de ministrar diversos cursos e palestras sobre cooperativismo e economia solidária.

Boas práticas. Sócia e colaboradora da cooperativa desde 2011, Rosa, começou a participar de trabalhos voluntários na comunidade, como o Grupo de Mulheres Mãos Talentosas. Na COOPAPI, uma das inovações de maior destaque foi a mudança do processo de certificação da agricultura orgânica. Ao invés de auditoria, a cooperativa adotou a certificação participativa, conduzida pelos agricultores através da ACOPASA – Associação de Certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi. Para ela um dos grandes desafios é manter a certificação orgânica e agregar valor aos produtos. Para o futuro, Rosa deseja terminar a faculdade e iniciar uma especialização em economia solidária. “Também quero continuar nas organizações que faço parte e contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar”, diz.

Agricultora com fé no cooperativismo

Filha de agricultores, Rosa Mércia Torres de Queiroz nasceu na comunidade de Retiro, em Apodi, no sertão do Rio Grande do Norte. Mércia, conhece bem o trabalho no campo: “Sou agricultora desde que nasci”, diz ela para contextualizar sua trajetória como sócia e secretária da COOPAPI.

Seus pais faziam parte de uma associação comunitária e, desde cedo, ela começou a se interessar pelo assunto quando notou que a comunidade precisava de representação em vários segmentos: era preciso que os agricultores batalhassem e tivessem acesso a políticas públicas e a novos mercados para comercializar seus produtos.

Comprometida em ajudar a melhorar a vida em comunidade, ela foi catequista e atuou no grupo de mulheres. Desde 2004, Mércia participa de atividades e projetos na comunidade como a 9ª Etapa do Brasil Alfabetizado.

A força do cooperativismo

Especialista em gestão, desde 2011, ela atua na COOPAPI e trabalha para engajar associados e os mais jovens com cursos e palestras sobre a importância do cooperativismo e a economia solidária. “A cooperativa melhorou muito a vida dos agricultores que agora têm representação e pessoas que podem auxilia-los em questões burocráticas já que a maioria não sabe ler e escrever”, diz ela.

A cooperativa também incentiva a agroecologia e o cultivo sustentável em respeito à saúde das pessoas e da natureza. A COOPAPI adota a certificação participativa para o cultivo orgânico. Neste modelo, a certificação é conduzida pelos agricultores através da ACOPASA – Associação de Certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi. A certificação orgânica agrega valor e é um diferencial para os produtos cultivados pelos cooperados.

Apesar do grande avanço que a cooperativa representou para a região, um dos maiores desafios ainda é a falta de mecanismos para inserir a produção das famílias agricultoras no mercado. Além da seca persistente, que já dura alguns anos e reduziu a capacidade de produção das famílias em Apodi, faltam incentivos capazes de melhorar e aliviar um pouco das preocupações e dificuldades da vida de agricultor. “O campo ainda sofre com a falta de programas e políticas públicas, mas, o maior desafio ainda é colocar a produção o mercado. Essa é a maior dificuldade”. Segundo Mércia, com a seca recente, muitos agricultores tiveram que deixar suas casas para procurar emprego nos centros urbanos.

Para o futuro, ela pensa em continuar estudando, terminar a faculdade e começar uma especialização em economia solidária. Isso tudo, sem deixar de participar e contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

Contato:

Mercia Queiroz    
merciaapodi@gmail.com
(84)996556105

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing