Talentos do Semiárido

Mulheres de Renda (Pernambuco)

Artesãs unidas na perpetuação da renda Renascença

Mulheres de Renda (Pernambuco)

Fundada em 2008, com 50 sócios/as, da Associação Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção surgiu o Grupo de Mulheres de Renda no município de Poção, no Agreste de Pernambuco. O coletivo de artesãs originou-se com a ideia de preservar e perpetuar o ofício da renda Renascença na região.

O Grupo Mulheres de Renda expõe sua produção em diversas feiras, dentre elas a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece em Olinda-PE. Seus produtos também são comercializados no Centro de Artesanato do Recife, onde estão reunidos os diversos tipos de artesanatos produzidos no Estado. Todos os anos, as mulheres também levam suas produções para a Exposição de Animais da capital pernambucana. São esses tipos de espaços que potencializam a comercialização das rendeiras de Poção.

De forma mais permanente, o Grupo Mulheres de Renda mantém uma loja no centro da cidade. Para otimizar as vendas, já conseguiram uma maquineta de cartão de crédito. Para manter o espaço aberto, as rendeiras se revezam no atendimento da loja.

As rendeiras de Poção cultivam um grande sonho: construir a própria sede da Associação. O terreno já foi adquirido em 2013, com recursos próprios, estando agora as rendeiras batalhando para erguer prédio.

Artesãs do projeto Mulheres de Renda (Pernambuco)

A construção da sede própria tem um objetivo fundar uma escola de ofício para ensinar adolescentes e jovens a arte e ofício da renda Renascença. A intenção é perpetuar essa arte entre as próximas gerações do município. “Precisamos valorizar cada vez mais o ofício da Renda Renascença. É preciso incentivar as nossas jovens do município a perpetuarem essa arte secular para o Nordeste e para Poção. A renda pode ser uma fonte de renda e inclusão da juventude”, acredita a rendeira Socorro Germino, presidenta da Associação.

No âmbito da formação, entre 2013 e 2015 as rendeiras participaram de intercâmbio na Paraíba para conhecerem o trabalho de outras associações de rendeiras. Também se empoderaram em relação ao Fundo Rotativo Solidário e compartilharam experiências com grupos de Sergipe e Paraíba com o apoio do Programa Semear e Procasur.

O trabalho e a formação das mulheres do Grupo Mulheres de Renda possibilitaram a participação das renderias no Conselho de Desenvolvimento Rural de Poção. Contribuiu também para fazer sua primeira experiência em gestão de projetos, ao serem contempladas com o edital do Programa Semear, em 2015.

O Grupo Mulheres de Renda conta com o incentivo da Paróquia do município. Nessa caminhada, também contaram com o apoio do Sebrae, do ProRural*, Programa Semear e Procasur. Elas consideram já ter muitas conquistas e oportunidades na sua curta caminhada. “Abriu portas, trouxe novos espaços de comercialização e de saberes para todas”, reconhece Socorro Germino.

*O ProRural é um Programa do Governo do Estado de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing