Talentos do Semiárido

Marcília Rodrigues de Sousa (Chitara), técnica em agropecuária, professora e radialista

Assentamento quilombola Saco/Curtume, São João do Piauí, Piauí

Marcília Chitara - CoomesqAtenta aos desafios do cooperativismo, Marcília, conhecida como Chitara, atua em diversas frentes: como professora de capoeira, comunicadora, técnica em agropecuária e o que mais demandar sua força mobilizadora. Ela faz parte da COOMESQ – Cooperativa Mista de Empreendedorismo e Serviço da Capoeira de Quilombo, com sede na comunidade quilombola Saco/Curtume e também da UMT – União de Mulheres do Território Serra da Capivara, uma rede de cooperação com apoio do SEBRAE.

Boas práticas. Nas atividades de convivência com o semiárido, ela utiliza a cultura da capoeira, importante instrumento fortalecedor da autoestima, para discutir ações e o protagonismo da juventude rural. Além disso, compartilha a necessidade de incentivar a formação política da juventude e o protagonismo no semiárido como caminho para o desenvolvimento do território na busca por um futuro melhor.

Entre as conquistas e desafios, Chitara destaca o enfrentamento ao meio machista e à própria sociedade: “A todo momento o meio machista e a sociedade dizem que tu não és capaz simplesmente por ser negra, mulher e do campo”. Com seu trabalho e engajamento, Chitara prova o contrário.

É preciso apostar na juventude

A jovem quilombola Marcília Rodrigues, conhecida como Chitara, costuma atuar conforme as demandas dos movimentos de que faz parte. Não é à toa que ela atua em diversas frentes: é professora, técnica em agropecuária, auxiliar administrativa, além de professora de capoeira e comunicadora. Comprometida com o desenvolvimento e empoderamento da juventude rural, atua na orientação técnica, mobilização e articulação afro cultural. A prática da capoeira, por exemplo, entra como uma aliada importante para despertar e fortalecer a autoestima dos jovens.

Licenciada no curso Ciências da Natureza e graduada em Ciências Sociais, Chitara faz parte da COOMESQ, com sede na comunidade quilombola Saco/Curtume e também da UMT, uma rede de cooperação com apoio do SEBRAE. Na comunidade ela ajuda a administrar a Cozinha de Quilombo que beneficia frutas nativas, como umbu, transformando-as em polpas para sucos e doces.

No dia a dia, ela aponta a força de vontade como diferencial para lidar com as dificuldades que a convivência com o Semiárido costuma impor, além do enfrentamento necessário ao meio machista que tende a subestimar a capacidade feminina. “A todo momento o meio machista e a sociedade dizem que tu não és capaz simplesmente por ser negra, mulher e do campo”, diz.

Comunicadora, Chitara participou do curso Jovens Radialistas do Semiárido organizado pelo Instituto ComRadio do Brasil, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove o protagonismo jovem através de cursos de formação em comunicação social destinados a jovens agricultores, quilombolas e pessoas com deficiência visual. Sua principal missão é fomentar o desenvolvimento sustentável da comunicação social, através de instrumentos para a produção e distribuição autônoma de informações que inspire boas práticas e promova a cidadania. A ComRadio também estimula o empoderamento dos jovens através de projetos, acesso a editais públicos e ações empreendedoras.

Nas atividades de convivência com o semiárido, Chitara utiliza a cultura da capoeira para discutir ações e a importância do protagonismo da juventude rural. Além disso, compartilha a necessidade de incentivar a formação política dos jovens e a necessidade de incentivar ações sustentáveis para o desenvolvimento do território em harmonia com as características do Semiárido.

Parte do caminho para o desenvolvimento passa, fundamentalmente, pela formação política dos jovens. Segundo ela, a juventude tem grande potencial e necessita apenas de atenção, um olhar diferenciado e ações práticas capazes de melhorar seu dia a dia. “Basta apenas um norte que chegaremos ao sul”, diz.

Contato:

Marcilia Rodrigues de Sousa (Chitara)
chitaraquilombola@hotmail.com
(89)9 94264614

Conteúdo relacionado: Juventude Rural . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing