Talentos do Semiárido

Jussara Dantas de Souza, professora e gerente comercial da Coopercuc

Comunidade de Caititús, município de Uauá/Bahia

Jussara Dantas - CoopercucNuma época sem muitas oportunidades, a então jovem rural Jussara Dantas de Souza, da comunidade de Caititús, no município de Uauá, no Sertão da Bahia (Semiárido brasileiro) tinha duas oportunidades: sair para um grande centro urbano ou permanecer no campo. A decisão de ir embora ou ficar fez toda a diferença. Não só na vida dela, mas de centenas de famílias daquele “torrão” sertanejo. Como jovem rural, filha de agricultores, decidiu trilhar seu próprio caminho e vislumbrar com outros amigos que era possível ter oportunidade e viver no campo, com mais qualidade de vida e geração de renda para as famílias que alí viviam. Hoje, nos seus 34 anos de idade, é casada e mãe de dois lindos filhos. É licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Bahia, e atualmente é responsável do setor de comercialização da Coopercuc.

Nesse mesmo período, Jussara foi influenciada pela mãe, dona Joaninha, a iniciar sua caminhada nos movimentos sociais, através das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Pastoral da Juventude Rural e da associação da sua comunidade (Associação de Desenvolvimento Comunitário e Agropastoril dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Caititús), a qual ainda é associada. Juntamente com outros amigos, por meio das iniciativas dos grupos de jovens e mulheres, contribuiu, em 2014, com a fundação da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que logo mais tarde se tornaria uma organização referência em cooperativismo de agricultura familiar no Brasil.

Com o crescimento da Coopercuc, a então jovem rural Jussara também foi acompanhando essa evolução profissional. Hoje, nos seus 34 anos de idade, é casada e mãe de dois lindos filhos. É licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Bahia. Atualmente, ainda leciona numa escola do campo no município de Uauá pela rede municipal de educação, e ainda cursou duas pós-graduações: uma em Pedagogia e outra em Educação Ambiental. E não poderia ser diferente, assim como na vida, traçou seu crescimento profissional dentro da organização, passou por algumas funções dentro da Cooperativa até assumir, hoje, a gerência de comercialização. Um dos setores mais fundamental e dinâmico da Coopercuc.

Sem muita experiência com setores de vendas e comercialização, Jussara foi desafiada a implantar e estruturar um setor específico de comercialização na Coopercuc. Conta que não tinha muita experiência na área comercial, ela aprendeu na prática, observando e interagindo em feiras e exposições. O que parecia ser um grande desafio para Jussara, foi transformado em resultados. A Cooperativa conquistou os mercados institucionais, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aportou em mercados privados importantes nacionalmente e internacionalmente.

Trabalhar com agricultura familiar é um aprendizado contínuo para Jussara, assim como é enriquecedor o contato direto com empresas e fornecedores, e pessoas de outros segmentos. Contribui em diversos espaços políticos, como conselhos, fóruns e redes, além de participar de importantes eventos nacionais e internacionais disseminando o trabalho e a trajetória da Coopercuc. Desde que foi fundada, a Coopercuc superou obstáculos e conquistou novos mercados. Hoje, exporta seus produtos para a França e Áustria, além de ter firmado parcerias importantes, coma a empresa Cacau Show. Parte dessas conquistas tem um pouco do esforço e da dedicação de Jussara – jovem, mulher, cooperada e agricultora.

E o futuro? O que Jussara quer do futuro? Para o futuro, ela acha que tem como “missão” apoiar cada vez mais a participação dos jovens na cooperativa, desenvolver novos produtos e expandir o acesso a novos mercados. “Quero continuar estudando e contribuindo com a Coopercuc, além de fazer mestrado e dourado sobre desenvolvimento sustentável. Devem incentivar e acreditar na força da agricultura familiar, e prinicipalmente da capacidade de contribuição da juventude camponesa no cooperativismo”, declara orgulhosa.

Hoje, Jussara também acompanha e contribui com a caminhada de muitos jovens pelo cooperativismo, através dos estágios que a Coopercuc é anfitriã como organização-escola. Ou, ministrando oficinas, cursos e palestras para outros jovens e agentes de desenvolvimento rural. Fazendo que sua luta seja mais do que um exemplo, seja um incentivador e uma bússola para muitos jovens rurais.

Assim, Jussara Dantas foi se firmando e construindo sua trajetória dentro da Coopercuc, de uma jovem rural – que sua “sina” poderia ser igual a de muitos jovens daquela época, sair do campo e se “aventurar” nos grandes centros urbanos – para se tornar responsável pela gerência de comercialização de um das mais respeitadas e admiradas cooperativas de agricultura familiar e ser referência, hoje, para muitos jovens do território. Sim, ela é exemplo “vivo” para muitos jovens, que podem viver e permanecer no campo traçando sua vida, fazendo história e ajudando a transformação de muitas famílias agricultoras.

Contato:

Jussara Dantas      
jussara@coopercuc.com.br
(74)999968795

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing