Talentos do Semiárido

Jovens Radialistas do Semiárido (Piauí)

Comunicando para o desenvolvimento local

Jovens Radialistas do Semiárido (Piauí)

O projeto Jovens Radialistas do Semiárido pretende reduzir a pobreza entre os jovens e promover o desenvolvimento local. Atua na promoção do protagonismo jovem, por intermédio da formação em comunicação social. O público preferencial do projeto é de jovens agricultores/as familiares e quilombolas da região semiárida brasileira.

O projeto se desenvolve nos municípios de Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. O projeto é executado pelo Instituto ComRádio Brasil, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O Instituto tem perfil cultural e educativo na forma midiática e hipermidiática.

Formação dos Jovens Radialistas do Semiárido (Piauí)

Dentro dos princípios do projeto está a formação de radialistas dentro de uma metodologia que promova o acesso à produção e a difusão do conhecimento. Promovendo a livre expressão e a ampla participação e harmonia social, permitindo que a comunidade identifique seus problemas e construa as saídas desejadas para o futuro. A ideia é formar jovens profissionais em comunicação a serviço da educação no Semiárido piauiense.

Preparando para gravar - Jovens Radialistas do Semiárido (Piauí)

A proposta é forma, dentro de dois anos, 240 jovens que estejam vivendo em situação de vulnerabilidade nos três municípios piauienses. O curso já tem o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação do Piauí. Sua execução é em parceria com o Sindicato dos Radialistas do estado e a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setre-PI). Os/as alunos/as aprovados/as no final do curso receberão registro profissional de radialista, válido em todo território nacional.

Vídeo dos Jovens Radialistas do Semiárido (Piauí)

Os/as jovens que participam do projeto realizam campanhas educativas, produzem programas e outros recursos radiofônicos. As temáticas trabalhadas nas peças são relacionadas ao desenvolvimento sustentável do Semiárido. O Blog Memória do Projeto e a Radioweb ao Vivo são ferramentas utilizadas para realização dos diálogos sobre os conteúdos trabalhados pelos jovens.

O Blog também serve para monitorar as atividades do projeto. Tanto os apoiadores do projeto quanto a comunidade podem ler os textos produzidos e olhar as fotos, gráficos e vídeos disponibilizados.

Entrevista dos Jovens Radialistas do Semiárido (Piauí)

Para garantir a sustentabilidade do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, que no seu início recebeu o apoio da Petrobras, a Rede de Comunicadores do Semiárido (Recomsem) será ampliada. Dentre as atividades previstas estão a produção e distribuição de conteúdos para as rádios locais. Também pretende investir em cursos de formação em comunicação como forma de gerar renda. A Rede também irá gerir o site que será organizado de forma a se transformar numa agência de notícias, produzindo conteúdos para outros veículos.

Contato:

Jovens Radialistas 
instituto@comradio.com.br
(86)32210775
http://semiarido.comradio.com.br/

Conteúdo relacionado: Boas Práticas . Juventude Rural

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing