Talentos do Semiárido

Francisco Ciro de Nunes Sales, assistente técnico

Caraúbas, centro, Rio Grande do Norte

Ciro Nunes - BioáguaCiro nasceu no campo, mas mudou com a família para a cidade ainda adolescente. Os pais e avós já foram agricultores, mas hoje se dedicam a outras atividades. A agricultura, na realidade, nunca foi o propósito de vida de Ciro. Como estudante de Gestão Ambiental teve a oportunidade de estagiar na Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada e Sustentável (ATOS) e foi aí que descobriu sua verdadeira vocação: o trabalho com o homem do campo. Atualmente trabalha na mobilização e capacitação de famílias em vários projetos da ATOS e foi peça importante durante a execução do Sistema Bioágua Familiar. Ele diz que os resultados obtidos com o sistema são extraordinários e se alegra ao saber que faz parte dessa história. Para Ciro, água é coisa séria e ver a mudança nos paradigmas de vida das famílias beneficiadas deu fôlego para novas conquistas.

Boas práticas – Desde que se interessaram pelo Sistema Bioágua Familiar, Henrique e Ciro se dedicam a conscientizar os produtores rurais sobre a importância do reuso adequado da água. As barreiras são grandes, mas estão sendo ultrapassadas aos poucos. Eles integram o grupo de capacitação de agricultores e das suas famílias na implantação do sistema e provam que é possível viver bem, se alimentar bem, mudando hábitos simples. Os produtores que recebem o sistema chegam a utilizar 90% da água cinza (do banho, da pia, da lavagem das roupas, por exemplo) no cultivo de plantação que servirá para o consumo próprio. Todos eles são orientados a usar defensivos naturais, ou seja, produzem alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. O excedente da produção caseira pode ser comercializado na comunidade, o que gera renda extra para a família.

Novo tempo no Semiárido

Água. Não há quem precise mais de água do que os que vivem da terra. Seja na criação de animais, na produção de hortaliças, frutas e leguminosas para consumo próprio ou para venda em grande escala, não interessa. O grande desafio é obter água o ano inteiro. Mas e se fosse possível gerenciar melhor esse recurso natural tão importante? Hoje, mais de 250 famílias do Sertão do Apodi já têm essa resposta na ponta da língua: é possível por meio do reuso da água cinza.

O Sistema Bioágua Familiar surge como alternativa ao desperdício. Fazendo o tratamento correto, ensinado por formadores como Henrique e Ciro, a família beneficiada consegue aproveitar 90% da água utilizada em casa para a produção de alimentos livres de agrotóxico e também de forragem para os animais. Antes da instalação da tecnologia social na comunidade, beneficiários e equipe de campo constroem juntos o Bioágua Escola – equipamento que servirá como modelo para que eles aprendam juntos a técnica, tirem dúvidas sobre a instalação, o sistema de irrigação e a manutenção do filtro, por exemplo. Depois cada família vai ajudar a montar o sistema na sua própria casa.

A execução da tecnologia social faz parte de uma estratégia integrada de desenvolvimento rural sustentável, tendo o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, a Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada e Sustentável (ATOS) como proponente e as parcerias do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC)/MDA/FIDA/GEF; da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA; das escolas públicas e associações comunitárias das comunidades e assentamentos da área de atuação do projeto.

“Esse modelo é muito importante”, conta Henrique Júnior. “Ensinamos a implantar e conscientizamos sobre a importância da água. A ideia é propagar esses ensinamentos para as futuras gerações”, explica empolgado, o assessor técnico. Para Henrique o grande exemplo de que os jovens podem fazer a diferença é Ulisses Dantas, morador da cidade de Olho D’água dos Borges, também no Rio Grande do Norte. A família de Ulisses foi a primeira a receber em casa o sistema e não confiava que a técnica daria certo ou que seria segura. O jovem, na época com 20 anos, vestiu a camisa e fez de tudo para provar aos pais que o caminho era aquele e que não teria mais volta. Dito e feito. Ulisses se tornou formador do Sistema Bioágua e ainda hoje é inspiração para os que trabalham na mobilização e capacitação das famílias.

Exemplos como o de Henrique e Ciro, e também de Ulisses, servem de inspiração para tantos outros jovens que sonham com uma vida melhor no campo. O apoio da família também é fundamental e essa é a primeira barreira a ser quebrada – meninos e meninas ainda são pressionados pelos pais a trabalhar na cidade. Aos poucos os velhos paradigmas vão sendo superados.

Contato:

Ciro Nunes  
ciro_nunes@hotmail.com
(84)998607983

Conteúdo relacionado: Talentos . Uso da água

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing