Talentos do Semiárido

Eziane Cardoso, ex agente de desenvolvimento subterritorial (ADS)

Poções, Comunidade Rosário Grande, Bahia

Eziana Cardoso - ADSA baiana Eziane Cardoso nasceu na comunidade de Poço da Pedra, no munícipio de Poções, na região de Vitória da Conquista. Acostumada a participar desde cedo de atividades sociais e comunitárias promovidas pela igreja local, seu primeiro emprego remunerado foi como agente de desenvolvimento subterritorial do Projeto Gente de Valor.

O Projeto Gente de Valor (PGV), parceria do Governo do Estado da Bahia/CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e o FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, atuou em 34 munícipios do Semiárido baiano de 2006 a 2015. Nesse período, foram atendidas 282 comunidades, organizadas em 104 subterritórios. Em Rosário Grande, cidade natal de seu marido, Eziane trabalha como tesoureira da Associação de Produtores de Rosário Grande.

Boas práticas. A experiência como agente teve grande impacto em sua vida pessoal, pois lhe permitiu acesso a processos de formação e acompanhamento de campo com famílias de camponeses. “A gente tem as mesmas capacidades, basta só o espaço para demonstrar”. Logo após seu trabalho como agente, foi monitora da Comissão de Gestão de Recursos Hídricos e pode participar do projeto “Mais Educação”, programa de reforço escolar.

Eziana Cardoso - ADS

Experiências enriquecedoras

Em seu primeiro emprego remunerado, a jovem Eziane Cardoso teve a oportunidade de conhecer um pouco mais do dia a dia de diversas famílias de agricultores. Por um tempo, ela trabalhou como agente de desenvolvimento subterritorial (ADS) do Projeto Gente de Valor (PGV). Nessa função, pôde utilizar sua experiência com atividades sociais e comunitárias, adquiridas desde que era criança.

Experiência transformadora

Natural da comunidade de Poço da Pedra, em Poções, no centro-sul baiano, Eziane participava com regularidade das atividades comunitárias promovidas pela igreja local. Ela costuma dizer que o trabalho como agente lhe rendeu muito aprendizado e crescimento pessoal.

O trabalho consistia em processos de formação e visitas de campo às famílias de agricultores. O Projeto teve grande impacto na rotina da comunidade: “O PGV ajudou a fortalecer a gente, tanto na parte pessoal quanto na vida comunitária. Um sinal disso são os quintais produtivos que a gente acompanhou”, diz. “Foi uma experiência ótima que me mostrou o que eu posso dar, o que eu posso conseguir, como buscar meus sonhos, valorizar o campo e as culturas. Vou levar esse ensinamento para toda minha vida, pois descobrimos que é possível ter uma vida mais digna, sem precisar se deslocar do Semiárido”. O trabalho também ajudou a melhorar algumas de suas habilidades, como falar em público, trabalhar em grupo e acreditar em seu potencial na hora de aceitar oportunidades e desafios.

Eziana Cardoso - ADS

A experiência, a deixou ainda mais determinada a buscar um de seus grandes sonhos de vida: ser professora rural. Ao se casar, ela se mudou para Rosário Grande e lá também teve a oportunidade de trabalhar como monitora da Comissão de Gestão de Recursos Hídricos, além de participar do projeto “Mais Educação”, programa de reforço escolar que adota oficinas para acompanhar processos educativos.

Atualmente, ela trabalha como tesoureira da Associação de Produtores de Rosário Grande e realiza atividades de mobilização e organização de famílias e grupos específicos tanto sobre desenvolvimento sociocultural como produtivo, além de oficinas de Gestão de Recursos Hídricos para famílias beneficiárias dos programas Água Para Todos, Programa 1 Milhão de Cisternas e Programa P1+2 de segunda água, da Articulação do Semiárido – ASA.

Paralelamente a seu trabalho de tesoureira, Eziane também coordena e executa o Projeto Canteiro Sustentável do Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Poções.

Contato:

Eziana Cardoso   
ezacardoso123@hotmail.com
(77)998140703

Conteúdo relacionado: Juventude Rural . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing