Talentos do Semiárido

Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Ceará)

Uma educação com identidade camponesa

Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Ceará)

Uma escola que tem como pilares o associativismo, a alternância, a formação integral e o desenvolvimento sustentável local. São princípios que regem a Escola Família Agrícola (EFA), Dom Fragoso, que já se faz presente em 17 municípios do estado do Ceará. Fundada em 2002, a iniciativa veio de trabalhadores e trabalhadores da região que se organizavam em torno da Diocese de Crateús, pela organização das Comunidades Eclesiais de base (CEBs), da educação sindical, da luta pela terra e pela vida.

Na época, a escola iniciou com apenas 27 educandos/as, fazendo a 5ª série do Ensino Fundamental com orientação profissional, o que hoje se chama 6º ano. Na proposta, realizar uma educação para a convivência com o Semiárido, trabalhando na perspectiva do associativismo envolvendo a família no protagonismo educativo. Para valorizar o vínculo com a família, os/as amigos/as e o meio e favorecer a aprendizagem, usa-se a pedagogia da alternância entre escola, família e comunidade.

Horta na Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Ceará)

A EFA se propõe a fazer uma formação integral, desenvolvendo a pessoa como um todo, potencializando o trabalho e a cultura camponesa. Ela faz com que seus educandos/as sejam responsáveis pelo seu percurso formativo. A escola já tem 13 anos de idade e seu público já é de 74 jovens. Para se manter, ela celebra convênios, faz projetos e recebe doações. Na esfera da produção agrícola tem hortaliças, frutas, mel de abelha, criação de caprinos, ovinos e suínos. Essa produção é para alimentação dos/as estudantes. O excedente é comercializado para contribuir com a manutenção da Escola.

Criação de animais na Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Ceará)

As famílias do/a educando/a também assumem parte da alimentação, despesas com material escolar, estágio e visitas de estudo. A escola também se articula com o poder público para pagar os salários de monitores/as e professores/as, garantindo transporte escolar, equipamentos e móveis. Juto às Organizações Não Governamentais ou outras parcerias consegue articular cursos de formação, seminários, material didático entre outros.

Casa do mel na Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Ceará)

A Escola Família Agrícola foi pensada, exclusivamente para os jovens do campo, numa perspectiva de juntar o conhecimento prático com a teoria, possibilitando a troca de saberes e a interdisciplinaridade. A metodologia é: passar duas semanas na escola e duas com a família agricultora e a comunidade. É neste ambiente que o educando/a desenvolve seu plano de estudo, pesquisa e coloca em prática as suas descobertas.

Alguns dos estudantes da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Ceará)

Esse formato de escola beneficia estudantes do meio rural e fortalece a identidade camponesa. Colabora para o engajamento de jovens rurais nas questões sociais e favorece para articular ações comunitárias, colaborando com seu grupo familiar numa perspectiva de profissionalização que não pretendem sair do seu lugar. Estimula jovem rural a pensar o seu lugar a partir do desenvolvimento sustentável onde as pessoas contam, onde o meio ambiente, a agricultura camponesa siga os princípios da agroecologia.

Contato:

http://escolafamiliagricoladomfragoso.blogspot.com.br/

Conteúdo relacionado: Boas Práticas . Educação Contextualizada

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing