Talentos do Semiárido

Eduardo Silva e Geni Lopes, agricultores familiares

Comunidade Passagem do Meio, Senador Pompeu, Ceará

Eduardo e Geny LopesTransformação e diversidade de produção. Resumem a mudança na vida e nos hábitos do casal agricultor Eduardo Silva e Geni Lopes após serem contemplados com o Projeto Família, assessorado pela Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu (Cosena). A família reside com os filhos na comunidade Passagem do Meio, cerca de 10km da sede do município, Senador Pompeu, no Ceará. Antes da iniciativa, o casal – que já tinha passado pelo declínio da produção do algodão, algo muito forte na região, vivia à base da agricultura de subsistência e da monocultura do feijão e do milho.

O Projeto

Entre as frentes de ação do Projeto Família estava a de alavancar a produção e geração de renda, viabilizar as unidades produtivas familiares e intensificar a cooperação entre as famílias. Ainda a iniciativa tinha como proposta elevar o sentimento e o espírito familiar, fomentar a cooperação entre as famílias, disseminar uma nova forma de vivenciar o cooperativismo e promover o desenvolvimento local sustentável.

Todo o trabalho foi acompanhado de perto por técnicos da Cosena. A equipe da Cooperativa assessorava as famílias com formação, definição de atividades produtivas, elaboração de projetos, implantação das estruturas e entregas dos animais, além de monitoramento à gestão dos empreendimentos familiares. As escolhas e decisões tinham a participação efetiva da família. O protagonismo é exclusivo da família, pois para a Cosena o desenvolvimento da agricultura familiar “só é possível, prinicipalmente, investindo no desenvolvimento das pessoas, das próprias famílias agricultoras. Isso também porque com organização e planejamento se consegue mudanças concretas nas vidas dos/as agricultores/as”.

O casal Eduardo e Geni começou a diversifica a produção, fazendo consórcio de outras culturas agrícolas na área de plantio, como o milho, feijão, mandioca, hortaliças e fruteiras. Sem falar na criação de animas, como bode, vacas, bois e suínos. Parte da produção vai para a alimentação familiar e o excedente é comercializado na comunidade e na feira agroecológica da cidade. “Passamos a ter uma alimentação melhor, com mais diversidade de alimentos. Não usamos agrotóxicos, como a produção livre de produtos químicos”, ressalta Geni.

Eduardo e Geny Lopes

Outra questão que merece destaque na experiência do casal é a importância da gestão contábil no empreendimento da agricultura familiar. Por mais simples que seja o sistema, ou a forma, de produção precisa de um acompanhamento e monitoramento financeiro dos gastos e lucros para a família. A família deve fazer constantemente esse acompanhamento na perspectiva de geração de renda em volta do empreendimento. Essa esse papel na unidade familiar do casal é realizado por dona Geni, cuja “missão” ressalta o destaque da mulher na produção da agricultura familiar. Não vendo mais como uma “ajuda”, mas um trabalho importante que ela desenvolve nos processos de produção e gestão do empreendimento da agricultura familiar.

A chegada do Projeto Família trouxe também para família do casal Eduardo e Geni a vontade de ajudar a organização na comunidade. Como o casal já era cooperado da Cosena, eles trouxeram o espírito do cooperativismo para a comunidade. Com outras famílias contribuíram com a fundação da Associação Comunitária do Sítio Passagem do Meio e Adjacências. “Começamos a perceber necessidade da organização, de forma coletiva, para trazer melhorias para a nossa localidade”, lembra Geni.

Eduardo fala orgulhoso de como as famílias também conquistaram empoderamento e passaram a se envolver nos debates das questões que dizem respeito à vida da comunidade. “Buscamos se engajar, procurar as soluções e melhorias para o coletivo, tanto na associação como na Cooperativa”, declarou.

A experiência do casal é um pequeno recorte de como a região foi possível sobreviver e se “reinventar” com o declínio do algodão. O Projeto Família proporcionou às famílias construir uma nova proposta voltada para a nova realidade da agricultura familiar. Uma agricultura familiar tendo, de fato, o envolvimento e o papel da família preponderantemente na produção e na gestão dos empreendimentos da agricultura familiar, com mais diversidade e sustentabilidade. Entretanto, umas das lições evidenciadas foram a importância da participação e do protagonismo da família no empreendimento, bem como na gestão da produção e comercialização da unidade.

Sobre a Cosena – A Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu foi constituída em 02 de Abril de 1977. Localiza-se em Senador Pompeu na Região Sertão Central do Estado do Ceará. Fica 280 km da Capital cearense – Fortaleza.

Contato:

Eduardo e Geny da Silva Lopes     
(88)999070854

Conteúdo relacionado: Atividades Produtivas . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing