Talentos do Semiárido

Domingos Ferreira de Lisboa Filho, apicultor

Pacatuba, Comunidade Tigre, Sergipe

Domingos Ferreira - PetiCoordenador do projeto Tigrão de capacitação comunitária da Associação de Artesanato e Apicultura dos Povoados de Tigre e Junça, Domingos Ferreira de Lisboa Filho começou a batalhar, em 2002, pelo desenvolvimento comunitário junto ao PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Nessa época, ajudou a promover ações de geração de renda para famílias com adolescentes que participavam do programa. A comunidade, então, passou a contar com duas atividades importantes para seu desenvolvimento socioeconômico: a apicultura e o artesanato.

Boas práticas. Domingos participou de diversos cursos de formação promovidos pelo SEBRAE e outras entidades que o ajudaram a melhorar o apoio ao desenvolvimento comunitário. Com mais conhecimento e capacitação, passou a participar de discussão, conselhos municipais e a participar de congressos nacionais para divulgar as ações da comunidade e trocar experiências. O fortalecimento do conhecimento e gestão social veio acompanhado de muitas conquistas, ao acesso a políticas públicas de incentivo à comunidade rural e à agricultura familiar. Para o futuro, Domingos quer estudar e conquistar formação superior, além de “promover, articular e gerir ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região”.

No caminho do desenvolvimento comunitário

Coordenador do Projeto Tigrão de capacitação comunitária, o agricultor e apicultor sergipano Domingos Ferreira de Lisboa Filho começou a atuar pelo desenvolvimento sustentável de sua região em 2002, impulsionado pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O objetivo do PETI é promover a geração de renda para as famílias dos adolescentes participantes do programa. Desse primeiro contato com a atividade comunitária surgiram duas importantes iniciativas: a introdução da apicultura e do artesanato como atividades econômicas. A iniciativa, aliada ao anseio da comunidade em buscar o desenvolvimento socioeconômico do território, ajudou na criação da organização social. Assim, em 2003, nasceu a Associação de Artesanato e Apicultura dos Povoados Tigre e Junça, comunidades próximas ao munícipio de Pacatuba.

Há quatro anos, Domingos atua como diretor-presidente da Associação. Uma das funções da Associação é articular e promover novas parcerias que ajudem na formação das comunidades.

No início, a Associação enfrentou algumas dificuldades por falta de experiência e informações. Para aprimorar o trabalho das atividades produtivas desempenhadas por lá, a Associação resolveu buscar uma parceria com o SEBRAE, que se tornaria um importante parceiro no processo de formação jurídica da organização e também no processo de formação e capacitação da comunidade.

Segundo Domingos, a participação em cursos de capacitação oferecidos pelo SEBRAE e outros parceiros foi importante para apontar o caminho a ser trilhado na busca pelo desenvolvimento comunitário. Com mais conhecimento e informação, ele começou a participar de diversos espaços de discussão, como conselhos municipais e representou a comunidade em eventos nacionais, cujo objetivo era divulgar e compartilhar a experiência da Associação, além de absorver ideias que pudessem ser úteis para o desenvolvimento comunitário.

Em 2008, a Associação começou a colher os primeiros resultados concretos em parcerias e convênios com órgãos públicos e privados, além do acesso a editais.

Com a Associação, e a produção de mel de pólen, a qualidade de vida e o acesso da comunidade ao conhecimento técnico melhorou. Entre as grandes conquistas da Associação nos últimos anos, Domingos destaca consolidação do conhecimento, a gestão social e a credibilidade de diversas entidades públicas e privadas.

Desde então, a comunidade, por meio da Associação, tem se beneficiado de diversas políticas públicas como o Programa Brasil sem Miséria, para a apicultura, o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, além de programas destinados ao artesanato e ao turismo de base comunitária.

Em 2014 e 2015, Domingos ajudou a desenvolver atividades para incentivar a inclusão digital que contou com a participação de 300 jovens. Para o futuro ele pretende terminar um curso de superior e “buscar, promover, articular e gerir ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região”.

Contato:

Domingos Ferreira de Lisboa Filho  
domingosferreiradelisboafilho@yahho.com.br
(79)999089473

Conteúdo relacionado: Atividades Produtivas . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing