Talentos do Semiárido

Denilson Rocha Moura, jovem rural e presidente da Coodecana e diretor financeiro da Rede Gavião

Comunidade Vereda Grande, Piriá, Bahia

Denilson Moura - CoodecanaDenilson é Diretor presidente da Cooperativa dos Produtores dos Derivados da Cana de Açúcar e todos os Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região do Vale do Rio Gavião e Serra Geral – Coodecana e diretor financeiro da Rede Gavião. Entre ficar e sair do campo, seguir a sina da maioria da juventude da sua geração: migrar para os grandes centros urbanos e deixar para trás o campo, o jovem Denilson Rocha Moura, da comunidade Verde Grande, do município de Piripá, Sudoesta da Bahia, traçou para sua vida outra trajetória. Resolveu permanecer no meio rural e fazer a diferença.

No intuito de ter uma formação contextualizada, Denílson fez o curso técnico em agropecuária. Depois, buscando meios e mecanismos para fortalecer as comunidades e a agricultura familiar no Vale do Rio Gavião, ele começou atuar junto ao arranjo produtivo local da cana de açúcar, cultura muito forte da região. Ainda contribuiu para a fundação de centrais de cooperativas e associações, e para o fomento do cooperativismo na agricultura familiar nesse território.

Denílson destaca-se na região por tão jovem contribuir e assumir funções importantes em organizações. Há dois anos, é diretor presidente da Coodecana e que integra a Rede Gavião, cujo espaço desempenha a função de diretor presidente.

Trajetória no cooperativismo da agricultura familiar

A trajetória na Coodecana se deu a partir de atividades na formação de associações e empreendimentos econômicos solidários, que em 2007 constituiria a Cooperativa. Na organização, assumiu também a função de coordenador de produção, agente de desenvolvimento e técnico junto às famílias acompanhadas. Também contribuiu na implementação de programas e políticas sociais, como Água Para Todos, PAA, PRONAF, PNAE, Balde Cheio, Fomento Produtivo e Fundo Rotativo.

Denilson Moura - Coodecana

Destaca-se na vivência do jovem Denilson sua contribuição e atuação junto a Rede Gavião, reúne 58 associações e seis cooperativas. Fundada em 2005, por pequenos produtores da origem da agricultura familiar e oriundos em 13 municípios da região do Rio Gavião, organizados inicialmente pelo Projeto Gavião (em 1998), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)/Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Ao todo, a Rede Gavião envolve diretamente 3.500 famílias, organizadas em associações comunitárias, e que estão atuando em unidades de beneficiamentos com 30 pequenas agroindústrias comunitárias. A Rede atua também na articulação das cadeias produtivas da mandioca, cana de açúcar, mel e leite.

Denilson tem se destacado como uma futura liderança e referência para outros jovens do território por fazer parte e contribuir para movimentar essa “engrenagem”, que é a Rede Gavião, umas mais exitosas experiências do Brasil em redes de empreendimentos da agricultura familiar. Ele também participou de estágios e intercâmbios promovidos pela Corporação Procasur, no âmbito da parceria com o Programa Semear, trocando suas experiências com outras juventudes do Semiárido.

Sua trajetória não para. Sua sede de contribuir com os empreendimentos da agricultura familiar no Vale do Rio Gavião não cessa. Questionado sobre o futuro, Denilson quer fazer mais. “Quero permanecer no meu território contribuindo para produção e comercialização gêneros alimentícios de base agroecológica, fortalecendo as organizações sócias e o capital social dos e das agricultoras e, principalmente, da nossa juventude”, enfatiza orgulhoso.

Contato:

Denilson Moura    
dmourater@gmail.com
(77)988296062

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Juventude Rural . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing