Talentos do Semiárido

COSENA Projeto Família (Ceará)

Da monocultura do algodão à diversidade da agricultura familiar com o Projeto Família

COSENA Projeto Família (Ceará)

A Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu (COSENA), criada em 1977, está situada na cidade que carrega em seu nome, no Sertão Central do Ceará. No final dos anos 1980, a COSENA, assim como as demais cooperativas agropecuárias da região, se endividou devido ao declínio das lavouras de algodão. Houve uma tentativa de reorganização da produção, mas sem êxito devido à queda da qualidade da pluma e do baixo valor do algodão no mercado.

Nos anos de 1990, a COSENA iniciou um projeto de desenvolvimento produtivo sustentável junto a seus sócios. A primeira fase do projeto consistia em diversificar a produção para incluir outras cadeias produtivas no plano de atuação da cooperativa. E a segunda etapa em beneficiar parte da produção para agregar valor aos produtos e também alcançar outros mercados.

Encontro da COSENA Projeto Família (Ceará)

Na primeira fase, foi preciso enfrentar a resistência dos/as cooperados/as à mudança e testar formas de diversificar a produção. Um caminho que deu frutos foi a formação de um grupo de referência entre os agricultores para iniciar um projeto com Unidades de Demonstração, chamado de Projeto Família.

A proposta do Projeto Família era alavancar a produção e geração de riqueza através das unidades produtivas familiares, intensificando a cooperação entre elas por meio de uma nova forma de vivenciar o cooperativismo.

As famílias escolhidas precisavam ter pessoas comprometidas com os objetivos do projeto, estarem abertas a novos desafios, que incluía a diversificação da produção e a gestão coletiva da família, envolvendo também os filhos jovens.

Entre os desafios que o projeto se propunha a enfrentar estavam o fortalecimento de novas cadeias produtivas a partir do beneficiamento e comercialização dos produtos manufaturados e estimular a participação da juventude nas atividades do campo.

Criar o hábito nas famílias de fazer o controle contábil da propriedade também foi um elemento importante para o êxito do projeto, mas exigiu uma atenção especial até que as famílias absorvessem essa prática.

Depois de escolhidas as famílias, o primeiro passo foi fazer um diagnóstico de mercado para saber a aptidão do mesmo, planejar as atividades produtivas – mínimo de três por família – e, em seguida, levantar os custos necessários. Nesse momento, houve dificuldades de se obter financiamento através de banco e a cooperativa acionou uma organização italiana, que já havia apoiado financeiramente a COSENA ainda na fase da cadeia produtiva do algodão, que financiou 50% dos projetos.

A estratégia traçada orientava que cada filho ficasse responsável por uma atividade produtiva e um dos membros da família ficasse responsável pela contabilidade. No final, as famílias sabiam quanto se custava para produzir a galinha, a carne, o leite, as frutas, o mel, entre outros.

Como incentivo para a participação dos jovens era prevista uma remuneração pelo trabalho desempenhado, que era contabilizada no custo total da produção. A possibilidade dos jovens obter renda a partir de uma atividade rural mudou a perspectiva deles com relação à migração para as cidades. Nesta intervenção, destaca-se também a participação maior das mulheres no tocante ao controle realizado e dos filhos na gestão de algumas das atividades produtivas da família.

Entre os fatores externos que dificultaram a realização do projeto, enumeram-se a burocracia para acessar políticas públicas devido às diferenças entre o modelo de gestão pública e o modelo produtivo, assim como a legislação da agroindústria distante da realidade da agricultura familiar. Apesar de ser um fenômeno natural, a estiagem prolongada também trouxe vários desafios para os grupos produtivos uma vez que as mesmas não tinham tecnologias que captam e armazenam água da chuva. A dificuldade em conseguir capital de giro para a cooperativa também foi um elemento que exigiu capacidade criativa para sua superação. Na experiência da COSENA, houve também dificuldade na elaboração de projeto para a Agroindústria.

Enfrentados os desafios que se apresentaram na caminhada, pode-se dizer que um dos grandes méritos da COSENA foi construir uma proposta de desenvolvimento voltada para a realidade da agricultura familiar. E isso só foi possível devido ao investimento em processos educativos e financeiros nas capacidades individuais e das famílias e a partir da organização e planejamento para alcançar, passo a passo, cada meta projetada.

Contato:

COSENA
cosenasp@hotmail.com
(88)34490340

Conteúdo relacionado: Atividades Produtivas . Boas Práticas

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing