Talentos do Semiárido

Arlan dos Santos Correia, técnico em agropecuária

Comunidade Santo Antonio, Barra do Choça, Bahia

Arlan dos SantosFoi durante um estágio que o técnico em agropecuária Arlan dos Santos Correia pôde conhecer melhor o cooperativismo e sua importância para a agricultura familiar. Há dois anos ele faz parte da COOPERBAC – Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região LTDA. Desde então, participa de atividades como visita de campo, além de integrar reuniões e intercâmbio de jovens talentos que representam a cooperativa.

Boas práticas. A experiência que usa garrafa pet como cobertura para hortaliças, desenvolvida em parceria com um professor, foi apresentada no 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnologia, em Recife, este ano. Além disso, Arlan está comprometido em replicar experiências bem-sucedidas e incentivá-las: “Aprendi a fazer biofertilizantes, a base de palha de café, no curso técnico e pretendo incentivar as pessoas a fazer também”.

Arlan destaca a importância dos estágios e o incentivo a programas e projetos voltados aos jovens para frear o êxodo rural e garantir mais oportunidades à comunidade.

Apoio e ações concretas para o jovem do campo

Agricultor e técnico em agropecuária, Arlan dos Santos Correia é uma das lideranças jovens da COOPERBAC. Na cooperativa ele pôde vivenciar a importância do cooperativismo para acelerar o desenvolvimento da agricultura familiar. Com 149 cooperados e cooperadas, a sede da COOPERBAC fica no pequeno município de Barra do Choça, cuja economia baseia-se na agropecuária e na cultura do café – na qual está inserida a maior parte da população.

Arlan dos Santos

Há dois anos acompanhando as atividades internas e externas da COOPERBAC, Arlan atua na assistência técnica, incentiva a participação jovem em atividades da cooperativa, além de estimular a capacitação técnica agropecuária como alternativa ao êxodo rural. Além disso, faz parte do grupo de jovens da comunidade e atua como mobilizador nos grupos de sua igreja.

Estimular a participação jovem é fundamental, mas também são necessárias ações concretas como estágios, participação de feiras e eventos, intercâmbios que viabilizem a troca de conhecimento e experiências, além de especializações que possam ajudar a melhorar a renda e a qualidade de vida juventude rural.

A cooperativa nasceu graças à mobilização dos cooperados – cuja maioria é formada por famílias agricultoras –, que viu na iniciativa uma maneira de fortalecer a comunidade, além de destacar a importância da produção agroecológica.

Há cinco anos a cooperativa deu um grande passo em direção a uma nova fase: começou a beneficiar a própria produção e lançou a marca de café COOPERBAC. Ao beneficiar a produção, a cooperativa deixa de produzir uma commodity para iniciar um ciclo com produtos de valor agregado. Beneficiar café, não é algo simples. Mesmo o Brasil, maior produtor de café do mundo, vende grande parte de sua produção para ser torrada e moída no exterior.

Para a cooperativa, foi possível começar a beneficiar os grãos em casa graças a um convênio com a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. Com o apoio da CAR foi possível construir uma unidade de torrefação e moagem de café. “Começamos a enxergar o potencial e as oportunidades do café. Hoje, um dos desafios da cooperativa é produzir café de qualidade, torrado e moído, para ampliar e chegar a outros mercados”, diz Arlan.

Atualmente, além do café, a COOPERBAC fornece hortaliças para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Outra atividade da cooperativa que merece destaque é o apoio ao Arranjo Produtivo Local (APL) da cana-de-açúcar desenvolvido por estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. A cooperativa apoia o projeto da UESB que estuda variedades produtiva, aprimoramento no manejo da cana-de-açúcar e qualificação dos produtores para melhorar os processos dos engenhos e orientação para obter licenças e identificar novos mercados.

Contato:

Arlan dos Santos  
cooperbac10@hotmail.com
(77)34362652

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Juventude Rural . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing