Talentos do Semiárido

Agrodóia: Agricultura familiar e Meliponicultura (Pernambuco)

Agricultura familiar consorciada à Meliponicultura: experiência da Agrodóia

Agrodoia

A Associação dos/as Agricultores/as Familiares da Serra dos Paus Dóias (Agrodóia) conta com 30 famílias associadas e tem sede no município de Exu, Sertão de Pernambuco. Cerca de 150 pessoas se envolvem nas ações da Agrodóia. A Associação trabalha com agricultura familiar sustentável consorciada com a prática da Meliponicultura. Também tem no seu foco de ação a educação ambiental, agricultura agroflorestal agroecológica e relações de gênero e geração, além da recuperação e preservação das abelhas nativas.

A Agrodóia também trabalha na perspectiva de fortalecer a organização econômica das famílias agricultoras, desenvolvendo formas de cooperação que ajudem na produção, beneficiamento e comercialização da produção. As famílias envolvidas cultivam uma diversidade de produtos agrícolas associada à Meliponicultura. Dentre as culturas consorciadas estão mandioca, café, guandu, feijão-de-corda, milho, fava, batata-doce, abóbora, feijão-de-arranca, além de frutíferas nativas e cultivadas.

A Meliponicultura

É a atividade de criação racional de abelhas sem ferrão. Essa cultura pode oferecer muitas alternativas, tais como: a produção de mel, a confecção de caixas, venda de famílias, produção de mudas específicas à atividade e muitas outras.

Destaca-se a importância dessa atividade na conservação ambiental, como no manejo da Caatinga. As famílias passaram ter mais cuidado e a preservar esse bioma local.

Vilmar Luiz Lermen - Agrodoia

A Meliponicultura traz à tona a questão econômica, ambiental e social, pois como se trata de uma atividade que não requer elevado investimento, nem apresenta risco a quem com ela trabalha, pode ser conduzida por pessoa de qualquer sexo, idade e classe social.

A criação de animais também faz parte das atividades das famílias como galinhas, porcos, cabras, ovelhas, bovinos de leite e de corte e animais de trabalho. Para garantir a alimentação dos animais, há o trabalho com o manejo das plantas forrageiras.

Organizar-se em associação trouxe vários benefícios para a comunidade, conquistadas pelas ações da Agrodóia como cisternas, energia elétrica, barreiro, construção de uma capela e de uma biblioteca. As relações de parceria têm proporcionado o desenvolvimento de atividades conjuntas voltadas para a prática da agricultura familiar sustentável, multiplicação da agricultura agroecológica, experiências de referência, gestão institucional e políticas públicas.

Outras conquistas obtidas com essas parcerias são o beneficiamento da produção através da Unidade de Beneficiamento de frutas nativas e cultivadas, a comercialização dos produtos, entre outros. Dentre os produtos comercializados destacam-se geleias, doces, licores, mel, óleos e essências, farinha, colorau, hortaliças, produtos como feijões, favas, biscoitos, sequilhos, molho de pimenta, goma, queijos, produção e venda de mudas e sementes.

As atividades da Agrodóia e os recursos naturais com que trabalha têm atraído diversos pesquisadores, principalmente para a questão das abelhas nativas. A família Lermen, por exemplo, trabalha com a Meliponicultura, que se mantém com a produção de mel e de produtos beneficiados da agrofloresta, no município de Exu. Além de tirar a renda dessas atividades, eles promovem uma vida mais saudável para a família com seus produtos, que incluem uma diversidade de frutas nativas.

A experiência do agricultor Vilmar Lermen com abelhas nativas se inicia ainda quando criança no Paraná, com jataí em especial, tradição nas famílias da região. “No Semiárido nordestino, iniciamos acompanhando essa atividade de outras famílias agricultoras que criam. Ao chegarmos em Exu, iniciamos a criação de novas espécies, com a experiência dos vizinhos, em especial a uruçu de chão. Contribuímos com outras famílias a iniciação da criação das nativas que nidificam na madeira. Estamos aprendendo muito com todas as experiências que temos contato”, explica Vilmar.

Contato:

AGRODOIA
vilmarsabia@yahoo.com.br
(87) 999371999
www.facebook.com/AGRODOIA

Conteúdo relacionado: Atividades Produtivas . Boas Práticas

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing