Talentos do Semiárido

Adilson Ribeiro dos Santos, produtor rural e diretor presidente da Coopercuc

Comunidade de Serra Grande, Uauá, Bahia

Adilson Ribeiro - CoopercucO produtor rural, Adilson Ribeiro dos Santos, da comunidade de Testa Branca, no município de Uauá, no Sertão da Bahia, juntamente com um grupo de amigos, na época todos jovens mobilizados pelos trabalhos de base da Igreja Católica, foi responsável por construir e erguer a história de umas das organizações de agricultura familiar mais respeitada e referência no Semiárido brasileiro – a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Aos passar dos anos, acompanhando o crescimento da cooperativa, Adilson foi também ocupando diversas funções, dentro da organização, e contribuindo com o sucesso que é a Coopercuc, de cooperado a diretor presidente da Cooperativa. Hoje, aos seus 42 anos de vida, casado e pai de dois filhos, ele tem orgulho de fazer parte da gestão e de ser um dos fundadores da Coopercuc.

Trajetória

Quando era época de umbu, maracujá do mato, manga e goiaba as mulheres das comunidades rurais de Uauá e arredores se reuniam para preparar doces. Faziam umbuzada (umbu cozido com leite) e mendenge (doce de umbu verde). Foi desse momento que surgiu a ideia para se reunirem para beneficiar frutas e preparar doces. Daí veio a ideia de se organizarem um grupo formal e estruturado. Nascia, assim, a Coopercuc.

Logo em seguida, viria a primeira unidade de beneficiamento de frutas da Cooperativa. Nos anos seguintes, com o apoio de vários parceiros, que ajudaram a melhorar as condições de produção e a produtividade dos cooperados, a Coopercuc começou a se estruturar e a conquistar novos mercados. E Adilson sempre esteve participando dessas conquistas e desafios de erguer a Coopercuc e torna-la uma referência no universo do cooperativismo da agricultura familiar do Nordeste brasileiro.

Adilson Ribeiro - Coopercuc

Atualmente, a Coopercuc conta com 204 cooperados – a maioria composta por mulheres e jovens – que atuam em todos os setores do beneficiamento dos frutos à administração e comercialização. Todo o trabalho é desenvolvido com respeito às questões sócio econômicas, ambientais e culturais.

À frente da Coopercuc encontra-se um grupo autogerido composto por agricultores das comunidades cooperadas, com conhecimento técnico e, acima de tudo, comprometido com o fortalecimento da agricultura familiar. É desse grupo que Adilson Ribeiro sente orgulho e admiração de participar para tornar a Cooperativa uma referência no que diz respeito ao beneficiamento, produção e comercialização de frutas nativas do Sertão baiano.

Adilson participou e ainda contribui em momentos importantes da Coopercuc. Em sua gestão na organização, consolidou alguns mercados importantes de comercialização dos produtos, como os privados internacionais e institucionais, e parcerias importantes com entidades públicas e privadas, como a empresa Cacau Show e o Governo do Estado/Pró-Semiárido/FIDA para construção da nova fábrica de beneficiamento. Juntamente, com a equipe, ousou na diversificação de produtos, lançando para o mercado a cerveja de umbu. E assim, a própria história de Adilson se confunde com a trajetória da Coopercuc. Ele faz parte da Cooperativa e a Cooperativa faz parte da vida dele.

Contato:

Adilson Ribeiro dos Santos
adilson@coopercuc.com.br

Conteúdo relacionado: Cooperativismo . Talentos

ENCONTRE EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS:

DoDesign-s Design & Marketing